Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17938
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ensino de inglês para crianças: aliando o letramento sociointeracional crítico aos materiais didáticos voltados ao ensino de língua inglesa na educação infantil pública no contexto do PIBID inglês/UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Juliana Souza
Tutor: Tilio, Rogério Casanovas
Resumen: É inegável a crescente projeção da língua inglesa como bem simbólico na sociedade contemporânea globalizada e fortemente multissemiotizada (ROCHA, 2012). O aprendizado de uma língua adicional, portanto, ao se tornar uma ferramenta formativa e de ação social do indivíduo, implica tocar em questões linguísticas de cunho social que fomentem a construção cidadã do aprendiz. Devido às demandas de uma sociedade dinâmica, o ensino de inglês é estimulado cada vez mais cedo. Dessa forma, é necessário o debate sobre metodologias aliadas a tal processo que extrapolem o caráter instrumental da língua, tornando-a “produto da atividade social” (LIMA; MARGONARI, 2012). É através do contato com diferentes culturas, identidades, discursos e meios de representação linguística — intermediados pelo olhar crítico sobre o mundo — que o aluno consegue participar efetivamente da vida nas esferas que o circundam. Este estudo, portanto, buscou apresentar pedagogias aliadas ao processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças de pré-I inseridas em um contexto bilíngue na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de refletir sobre o material didático utilizado nesta escola e propor sugestões de adaptação que suprissem eventuais lacunas consoantes à proposta teórica adotada pelo grupo. O projeto foi baseado na Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) e nos conceitos de letramentos e Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Por meio dele o estudo busca investigar a Unidade 2 (Numbers) do material original e, através de sua análise, responder como os multiletramentos podem ser aliados ao ensino-aprendizagem através de propostas de adaptação de uma unidade de um livro didático voltado ao ensino de inglês em turmas de educação infantil pública no contexto do PIBID/ UFRJ.
Materia: Letramento
Educação infantil
Material didático
Alfabetização
Ensino público
Bilinguismo
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JSCardoso.pdf963.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.