Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1794
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Os efeitos da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil na década de 2000
Autor(es)/Inventor(es): Moura, Fernando Soares de
Tutor: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumen: A aquisição da Medley, maior empresa de medicamentos genéricos do Brasil, pela Sanofi-Aventis e a aquisição da Teuto, também fabricante de genéricos brasileira, pela Pfizer apontam uma internacionalização do mercado de produtos genéricos no Brasil nos últimos 5 anos. Motivado por esse reconhecimento, esse trabalho tem como objetivo buscar uma compreensão das causas e dos efeitos desta entrada efetiva de empresas farmacêuticas líderes do mercado mundial no mercado de medicamentos genéricos. Na presente monografia abordamos inicialmente a teoria da organização industrial cuja análise antitruste se baseia, para depois podermos analisar os casos julgados pelos órgãos antitrustes brasileiros. Portanto, utilizamos os casos do CADE como uma base indireta para mostrar uma internacionalização crescente no mercado. Percebemos que houve uma mudança na estratégia das firmas, que deixaram de tentar bloquear a entrada de genéricos e passaram a incorporar o movimento de entrada de novos produtos genéricos. Por fim, buscamos identificar os ganhos e as perdas da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil.
Materia: Internacionalização do mercado
Medicamentos genéricos
Indústria farmacêutica
Teoria da economia industrial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2011
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FSMoura.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.