Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1794
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os efeitos da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil na década de 2000
Autor(es)/Inventor(es): Moura, Fernando Soares de
Orientador: Fonseca, Maria da Graça Derengowski
Resumo: A aquisição da Medley, maior empresa de medicamentos genéricos do Brasil, pela Sanofi-Aventis e a aquisição da Teuto, também fabricante de genéricos brasileira, pela Pfizer apontam uma internacionalização do mercado de produtos genéricos no Brasil nos últimos 5 anos. Motivado por esse reconhecimento, esse trabalho tem como objetivo buscar uma compreensão das causas e dos efeitos desta entrada efetiva de empresas farmacêuticas líderes do mercado mundial no mercado de medicamentos genéricos. Na presente monografia abordamos inicialmente a teoria da organização industrial cuja análise antitruste se baseia, para depois podermos analisar os casos julgados pelos órgãos antitrustes brasileiros. Portanto, utilizamos os casos do CADE como uma base indireta para mostrar uma internacionalização crescente no mercado. Percebemos que houve uma mudança na estratégia das firmas, que deixaram de tentar bloquear a entrada de genéricos e passaram a incorporar o movimento de entrada de novos produtos genéricos. Por fim, buscamos identificar os ganhos e as perdas da internacionalização do mercado de medicamentos genéricos no Brasil.
Palavras-chave: Internacionalização do mercado
Medicamentos genéricos
Indústria farmacêutica
Teoria da economia industrial
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSMoura.pdf1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.