Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17985
Especie: Relatório
Título : Cadeias produtivas e oportunidades de investimento no nordeste brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Prochnik, Victor
Haguenauer, Lia
Resumen: O artigo (1) discute o vínculo entre oconceito de cadeia produtiva e algumas propostas das teorias de crescimento desequilibrado e (2) mostra resultados de um estudo sobre oportunidades de investimento nas cadeias produtivas da indústria da Região Nordeste. Na parte teórica, é visto como as cadeias podem ser usadas em estudos sobre a dinâmica do crescimento econômico, superando o marco estático de análise da matriz de insumo produto. Na parte prática, a comparação das cadeias produtivas nordestinas com as brasileiras mostra que(i) as cadeias tradicionais tem maior participação na produção da Região Nordeste do que na produção do país, (ii) também há significativa especialização no interior das cadeias produtivas nordestinas e em atividades relativamente mais tradicionais e (ili) os fluxos intersetoriais, nas cadeias produtivas da Região Nordeste tem menor densidade. Depois, o artigo apresenta uma taxonomia das oportunidades de investimento encontradas na pesquisa de campo. Por último, são discutidos problemas de coordenação de investimentos em cadeias produtivas. Procura-se mostrar que os problemas de coordenação são mais intensos nas cadeias menos tradicionais. Assim, como a política industrial, para a região, privilegia projetos isolados de investimento, são menores as possibilidades de modemização da indústria regional.
Resumen: Unavailable.
Materia: Complexo industrial
Brasil
Nordeste
Crescimento industrial
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: UFRJ::Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas::Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Es parte de: Texto para discussão
Número: 453
Fecha de publicación: ago-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Prochnik, Victor; Haguenauer, Lia. Cadeias produtivas e oportunidades de investimento no nordeste brasileiro. Rio de Janeiro : Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. 28 p. (Texto para discussão; n. 453).
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VProchnik; LHaguenauer453.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.