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http://hdl.handle.net/11422/18178
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Dutra, Max Suell | - |
dc.contributor.author | Brandão, Eduardo Henrique Croce | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-05T13:40:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18178 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Robótica | pt_BR |
dc.subject | Modelagem | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Biomédica | pt_BR |
dc.title | Simulação de um controlador para sistemas assistivos com um grau de liberdade | pt_BR |
dc.title.alternative | Simulation of a controller for assistive systems with one degree of freedom | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Lilian Kawakami | - |
dc.contributor.referee2 | Raptopoulos, Luciano Santos Constantin | - |
dc.contributor.referee3 | Romano, Vitor Ferreira | - |
dc.description.resumo | Apresenta-se, no presente projeto de graduação, o controle e a simulação de um protótipo de sistema assistivo, com um grau de liberdade, para os membros superiores. O objetivo do mesmo foi que o sistema assistivo mimetizasse o movimento do membro humano, podendo assim ser utilizado como base na criação de próteses e órteses inteligentes para pessoas com deficiência motora nos membros superiores. O protótipo é constituído de uma parte eletro-mecânica, que diz respeito aos equipamentos e dispositivos reais que foram utilizados, e de uma parte computacional, para que o sistema pudesse ser controlado e simulado virtualmente. Toda a modelagem do sistema foi feita através da dinâmica Lagrangiana, onde foram incorporados todos os dados dos manuais e datasheets dos equipamentos e dispositivos, assim como os dados antropomórficos generalizados da NASA para a virtualização da prótese, ou órtese, que mimetizasse o membro humano. As técnicas de controle utilizadas basearam-se no torque computado, onde as não linearidades do sistema foram compensadas através da linearização por realimentação, devido ao conhecimento prévio e completo do sistema e seus estados futuros. Dentre os controles propostos, evidenciou-se que o PID com Planejamento de Trajetória foi mais eficaz por se adequar melhor aos diversos cenários que simularam situações recorrentes do cotidiano do ser humano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Controle e Automação |
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