Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18178
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDutra, Max Suell-
dc.contributor.authorBrandão, Eduardo Henrique Croce-
dc.date.accessioned2022-08-05T13:40:04Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:21Z-
dc.date.issued2017-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18178-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectBiomédicapt_BR
dc.titleSimulação de um controlador para sistemas assistivos com um grau de liberdadept_BR
dc.title.alternativeSimulation of a controller for assistive systems with one degree of freedompt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Lilian Kawakami-
dc.contributor.referee2Raptopoulos, Luciano Santos Constantin-
dc.contributor.referee3Romano, Vitor Ferreira-
dc.description.resumoApresenta-se, no presente projeto de graduação, o controle e a simulação de um protótipo de sistema assistivo, com um grau de liberdade, para os membros superiores. O objetivo do mesmo foi que o sistema assistivo mimetizasse o movimento do membro humano, podendo assim ser utilizado como base na criação de próteses e órteses inteligentes para pessoas com deficiência motora nos membros superiores. O protótipo é constituído de uma parte eletro-mecânica, que diz respeito aos equipamentos e dispositivos reais que foram utilizados, e de uma parte computacional, para que o sistema pudesse ser controlado e simulado virtualmente. Toda a modelagem do sistema foi feita através da dinâmica Lagrangiana, onde foram incorporados todos os dados dos manuais e datasheets dos equipamentos e dispositivos, assim como os dados antropomórficos generalizados da NASA para a virtualização da prótese, ou órtese, que mimetizasse o membro humano. As técnicas de controle utilizadas basearam-se no torque computado, onde as não linearidades do sistema foram compensadas através da linearização por realimentação, devido ao conhecimento prévio e completo do sistema e seus estados futuros. Dentre os controles propostos, evidenciou-se que o PID com Planejamento de Trajetória foi mais eficaz por se adequar melhor aos diversos cenários que simularam situações recorrentes do cotidiano do ser humanopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monopoli10023797.pdf5.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.