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http://hdl.handle.net/11422/18241
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Aprendizado por reforço com aproximadores não lineares aplicados a jogos eletrônicos |
Título(s) alternativo(s): | Reinforcement learning with non-linear approximants applied to electronic games |
Autor(es)/Inventor(es): | Cano, Lyang Higa |
Orientador: | Evsukof, Alexandre Gonçalves |
Resumo: | A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais importante no mundo atual e o Aprendizado por Reforço tem ocupado uma área de destaque. No entanto, ainda há diversos problemas em aberto, como o problema de Convergência de Política Ótima, que ocorre ao combinar três elementos essenciais, o Bootstrapping, a metodologia Off-Policy e os Aproximadores Não Lineares. Até que o Artigo Human Level Control Through Deep Reinforcement Learning [1] do grupo de pesquisa Deep Mind propõem uma nova abordagem que consegue contornar tal problema. Este trabalho tem como objetivo apresentar cada um destes três elementos, apresentar o Problema de Convergência de Política Ótima, verificar a abordagem proposta pelo Artigo [1], realizar um novo teste e avaliar se tal proposta é realmente eficaz. A contribuição deste trabalho consiste primeiramente na revisão bibliográfica deste tema, que é extenso e complexo, numa análise profunda do Artigo [1], especialmento do Algoritmo Deep Q-Network, e por fim em uma nova avaliação através de experimentos em um ambiente diferente dos utilizados no Artigo |
Palavras-chave: | Aprendizado Por Reforço IA |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Unidade produtora: | Escola Politécnica |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Ago-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia de Computação e Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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