Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1825
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cinco décadas, três poderes e um jornal
Autor(es)/Inventor(es): Mendes, Gabriel Braga
Tutor: Martins, Joaquim Welley
Resumen: Estudo qualitativo e quantitativo sobre a cobertura dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) pelo jornal O Globo, nos anos de 1968, 1978, 1988, 1998 e 2008. Foram pesquisadas na Biblioteca Nacional todas as edições do mês de março dos cinco anos escolhidos. Na parte quantitativa, avaliou-se o espaço reservado a cada poder ao longo do tempo. Paralelamente, a análise qualitativa forneceu o contexto histórico e político dos anos abrangidos. Para embasar a discussão sobre os resultados obtidos, foram revisados os clássicos da teoria política mundial, desde Maquiavel, passando por Locke, Hobbes e Montesquieu, até chegar a Rousseau e os federalistas norte-americanos. Também se analisou brevemente a idéia, defendida por alguns teóricos da comunicação, de que a mídia se estabeleceu como um quarto poder informal. A partir da pesquisa, foi possível percorrer a história da relação dos três poderes com a mídia nos últimos 40 anos e apontar as tendências do atual cenário político brasileiro.
Materia: Jornalismo político
Separação de poderes
Meios de comunicação de massa
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 9-jul-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MENDES, Gabriel Braga. Cinco décadas, três poderes e um jornal. 2008. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GMendes.pdf497.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.