Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18279
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Maria Carolina Soares de
Orientador: Mattos, Fernando Cesar da Cunha
Resumo: No início do ano de 2020 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou a pandemia de covid-19, causada pelo vírus SARS-COV-2 que tem como recomendação de combate o distanciamento social, higienização constante, uso de máscaras pela população e quarentena de proporção global para reprimir a disseminação do vírus causador da doença. A quarentena obrigatória devido a pandemia fez com que novos hábitos fossem desenvolvidos pela população. Aulas online, home office, exercício físico, entretenimento e outras atividades em casa fizeram com que os brasileiros aumentassem suas compras para adaptarem suas casas para atividades que antes eram externas, cientes do risco de contaminação ao sair de casa e com boa parte das lojas e comércio físico fechados esse cenário fez com que a transformação digital do varejo acelerasse e os consumidores se tornassem adeptos das compras online. Frente a isso, o objetivo desta pesquisa é analisar os impactos da pandemia de covid-19 nos resultados das empresas do setor de varejo listadas na B3, considerando serem empresas que foram essenciais para a aquisição e distribuição dos bens de consumo ao longo da pandemia. Este estudo possui abordagem quali-quantitativa e de natureza descritiva. Através da análise das Demonstrações contábeis e indicadores financeiros do ano de 2019 e 2020 das maiores empresas de varejo em valor de mercado listadas na B3: Magazine Luíza e Lojas Americanas.
Palavras-chave: COVID-19
E-commerce
Indicadores econômicos
Indicadores financeiros
Varejo
Rentabilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Maria Carolina Soares de. Impactos da pandemia de COVID-19 nos resultados das maiores empresas de varejo listadas na B3: Magazine Luiza e Americanas. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCSCastro.pdf383.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.