Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
dc.contributor.author | Silva, Julianna Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T17:30:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:08Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18289 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Identidade linguística | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.title | Decolonizing english: descolonizando ideologias linguísticas através de um projeto temático de multiletramentos críticos no contexto de ensino remoto do projeto de extensão CLAC Inglês - UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2719599537575112 | pt_BR |
dc.description.resumo | O fato da língua inglesa ter se tornado uma lingua franca (CANAGARAJAH, 2006) trouxe profundas mudanças para o mundo globalizado. Além de sua função comunicativa, a língua também é vista como uma commodity (RAJAGOPALAN, 2005), ou seja, um bem valioso. Mais do que isso, a língua é fortemente associada como pertencente aos falantes nativos do Reino Unido e dos Estados Unidos. Por isso, surge a necessidade de questionar essa delimitação linguística e reconhecer a mistura linguístico-identitária no mundo diverso em que vivemos. (MONTEIRO, 2021). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS; TILIO, 2021) Decolonizing English, que foi desenvolvido no contexto de ensino do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de descolonizar ideologias linguísticas no que tange a língua inglesa e suas variedades por meio da promoção de diferentes produções culturais marginalizadas, não presentes na mídia mainstream, produzidas em Inglês. O projeto foi desenvolvido levando em consideração o conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e sob a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019). Por meio do projeto, o estudo pretende analisar o material didático desenvolvido como parte do projeto, a tarefa (task) 1, se propondo a responder a) de que formas as etapas da pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) se materializam nas etapas da tarefa e b) a forma que os alunos reagiram a as discussões propostas no material didático - tanto em discussões orais quanto em respostas escritas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JFSilva.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.