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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorSilva, Julianna Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-08-10T17:30:50Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18289-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectIdentidade linguísticapt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.titleDecolonizing english: descolonizando ideologias linguísticas através de um projeto temático de multiletramentos críticos no contexto de ensino remoto do projeto de extensão CLAC Inglês - UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2719599537575112pt_BR
dc.description.resumoO fato da língua inglesa ter se tornado uma lingua franca (CANAGARAJAH, 2006) trouxe profundas mudanças para o mundo globalizado. Além de sua função comunicativa, a língua também é vista como uma commodity (RAJAGOPALAN, 2005), ou seja, um bem valioso. Mais do que isso, a língua é fortemente associada como pertencente aos falantes nativos do Reino Unido e dos Estados Unidos. Por isso, surge a necessidade de questionar essa delimitação linguística e reconhecer a mistura linguístico-identitária no mundo diverso em que vivemos. (MONTEIRO, 2021). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS; TILIO, 2021) Decolonizing English, que foi desenvolvido no contexto de ensino do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de descolonizar ideologias linguísticas no que tange a língua inglesa e suas variedades por meio da promoção de diferentes produções culturais marginalizadas, não presentes na mídia mainstream, produzidas em Inglês. O projeto foi desenvolvido levando em consideração o conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e sob a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019). Por meio do projeto, o estudo pretende analisar o material didático desenvolvido como parte do projeto, a tarefa (task) 1, se propondo a responder a) de que formas as etapas da pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) se materializam nas etapas da tarefa e b) a forma que os alunos reagiram a as discussões propostas no material didático - tanto em discussões orais quanto em respostas escritas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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