Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18289
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Decolonizing english: descolonizando ideologias linguísticas através de um projeto temático de multiletramentos críticos no contexto de ensino remoto do projeto de extensão CLAC Inglês - UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Julianna Ferreira da |
Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
Resumo: | O fato da língua inglesa ter se tornado uma lingua franca (CANAGARAJAH, 2006) trouxe profundas mudanças para o mundo globalizado. Além de sua função comunicativa, a língua também é vista como uma commodity (RAJAGOPALAN, 2005), ou seja, um bem valioso. Mais do que isso, a língua é fortemente associada como pertencente aos falantes nativos do Reino Unido e dos Estados Unidos. Por isso, surge a necessidade de questionar essa delimitação linguística e reconhecer a mistura linguístico-identitária no mundo diverso em que vivemos. (MONTEIRO, 2021). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS; TILIO, 2021) Decolonizing English, que foi desenvolvido no contexto de ensino do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de descolonizar ideologias linguísticas no que tange a língua inglesa e suas variedades por meio da promoção de diferentes produções culturais marginalizadas, não presentes na mídia mainstream, produzidas em Inglês. O projeto foi desenvolvido levando em consideração o conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e sob a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019). Por meio do projeto, o estudo pretende analisar o material didático desenvolvido como parte do projeto, a tarefa (task) 1, se propondo a responder a) de que formas as etapas da pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) se materializam nas etapas da tarefa e b) a forma que os alunos reagiram a as discussões propostas no material didático - tanto em discussões orais quanto em respostas escritas. |
Palavras-chave: | Língua inglesa Letramento Identidade linguística Descolonização |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFSilva.pdf | 3.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.