Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18289
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Decolonizing english: descolonizando ideologias linguísticas através de um projeto temático de multiletramentos críticos no contexto de ensino remoto do projeto de extensão CLAC Inglês - UFRJ
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Julianna Ferreira da
Tutor: Tilio, Rogério Casanovas
Resumen: O fato da língua inglesa ter se tornado uma lingua franca (CANAGARAJAH, 2006) trouxe profundas mudanças para o mundo globalizado. Além de sua função comunicativa, a língua também é vista como uma commodity (RAJAGOPALAN, 2005), ou seja, um bem valioso. Mais do que isso, a língua é fortemente associada como pertencente aos falantes nativos do Reino Unido e dos Estados Unidos. Por isso, surge a necessidade de questionar essa delimitação linguística e reconhecer a mistura linguístico-identitária no mundo diverso em que vivemos. (MONTEIRO, 2021). Este estudo objetivou apresentar e refletir sobre os resultados do Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (SAMPAIO; MARTINS; TILIO, 2021) Decolonizing English, que foi desenvolvido no contexto de ensino do projeto de extensão CLAC (Curso de Línguas Aberto à Comunidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de descolonizar ideologias linguísticas no que tange a língua inglesa e suas variedades por meio da promoção de diferentes produções culturais marginalizadas, não presentes na mídia mainstream, produzidas em Inglês. O projeto foi desenvolvido levando em consideração o conceito de Epistemologias do Sul (SOUSA SANTOS, 2016), multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996) e sob a pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019). Por meio do projeto, o estudo pretende analisar o material didático desenvolvido como parte do projeto, a tarefa (task) 1, se propondo a responder a) de que formas as etapas da pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) se materializam nas etapas da tarefa e b) a forma que os alunos reagiram a as discussões propostas no material didático - tanto em discussões orais quanto em respostas escritas.
Materia: Língua inglesa
Letramento
Identidade linguística
Descolonização
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JFSilva.pdf3.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.