Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18327
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Quando o cinema encontra a escola: do plano do cinema ao plano de aula |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Liandra Marques |
Advisor: | Fresquet, Adriana Mabel |
Abstract: | Ao pensar no cinema, podemos admitir que ele é atravessado por sensações; percepções; ideias; sentimentos; contextos sócio-político, histórico-cultural, econômico etc. Além disso, aumenta o número e qualidade das pesquisas sobre cinema e educação apontando para a potência do cinema na formação social, política e conscientização crítica das massas. Partimos da ótica dos multiletramentos - que concebe o letrar não apenas exclusivamente linguístico, mas como práticas sociais estabelecidas por meio da linguagem que integram imagem, som, movimento. O objetivo deste trabalho consiste em refletir acerca dos eixos cinema, educação e multiletramentos em sala de aula, analisando o significado de leitura, textualidade e, especialmente, cinema como linguagem artística. Depois de formular um breve panorama do cinema como linguagem, este trabalho pretende compreender como a sétima arte é abordada em documentos oficiais que guiam a educação escolar. Além disso, espera-se ponderar como o cinema pode ir além de um mero instrumento em sala de aula, enxergando-o como uma linguagem artística. Dessa maneira, as principais perguntas que orientam esta monografia é: que documentos oficiais afirmam a relevância da linguagem cinematográfica na escola? Qual é o lugar da linguagem cinematográfica na BNCC? |
Keywords: | Cinema Escola Linguagem artística Educação Linguagem cinematográfica Multiletramento |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMSilva.pdf | 263.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.