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dc.contributor.advisorRibeiro, Cláudio Rezende-
dc.contributor.authorJesus, Rui Rosa Dias de-
dc.date.accessioned2022-08-22T22:02:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationJESUS, Rui Rosa Dias de. Espaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolar. 2020. 138 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18388-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleEspaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Santana, Ethel Pinheiro-
dc.contributor.advisorCo2Araújo, Luís Gustavo Costa-
dc.contributor.referee1Silva, Stéfany dos Santos-
dc.description.resumoReferenciado na lei 10.639, implementada em 2003 - que insere o ensino de culturas e histórias afro-brasileiras, africanas, no currículo escolar, e visando a ampliação do debate para o campo da arquitetura escolar, o trabalho aborda as relações étnico-raciais para a concepção de um projeto de escola alternativo, buscando resgatar narrativas africanas e afro-brasileiras para a produção de identidades negras em espaço, e para a valorização das subjetividades individuais, e coletivas, dos estudantes negros presentes. Para isso, foram desenvolvidas análises críticas sobre os processos de materialização dos programas pedagógicos tradicionais em arquitetura, sendo reveladas a presença, e atuação, do racismo estrutural em todas as etapas conceptivas de projeto. Dessa forma, compreendendo a contação de histórias negro-africanas enquanto uma prática pedagógica potente – capaz de protagonizar a vida das crianças negras na educação infantil, é proposto como novo programa de arquitetura escolar: o “Espaço Griô”, um espaço dedicado à abordagem das relações étnico-raciais no cotidiano escolar através da contação de histórias – sendo desenvolvidas as diretrizes projetuais necessárias para a sua construção. Por fim, em caráter experimental, são propostos estudos espaciais para a aplicação desse novo programa, sendo demonstradas suas incompatibilidades tipológicas com o projeto padrão de Escola de Desenvolvimento Infantil da Escola do Amanhã, do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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