Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18388
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Espaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Jesus, Rui Rosa Dias de |
Tutor: | Ribeiro, Cláudio Rezende |
Tutor : | Santana, Ethel Pinheiro |
Tutor: | Araújo, Luís Gustavo Costa |
Resumen: | Referenciado na lei 10.639, implementada em 2003 - que insere o ensino de culturas e histórias afro-brasileiras, africanas, no currículo escolar, e visando a ampliação do debate para o campo da arquitetura escolar, o trabalho aborda as relações étnico-raciais para a concepção de um projeto de escola alternativo, buscando resgatar narrativas africanas e afro-brasileiras para a produção de identidades negras em espaço, e para a valorização das subjetividades individuais, e coletivas, dos estudantes negros presentes. Para isso, foram desenvolvidas análises críticas sobre os processos de materialização dos programas pedagógicos tradicionais em arquitetura, sendo reveladas a presença, e atuação, do racismo estrutural em todas as etapas conceptivas de projeto. Dessa forma, compreendendo a contação de histórias negro-africanas enquanto uma prática pedagógica potente – capaz de protagonizar a vida das crianças negras na educação infantil, é proposto como novo programa de arquitetura escolar: o “Espaço Griô”, um espaço dedicado à abordagem das relações étnico-raciais no cotidiano escolar através da contação de histórias – sendo desenvolvidas as diretrizes projetuais necessárias para a sua construção. Por fim, em caráter experimental, são propostos estudos espaciais para a aplicação desse novo programa, sendo demonstradas suas incompatibilidades tipológicas com o projeto padrão de Escola de Desenvolvimento Infantil da Escola do Amanhã, do Rio de Janeiro. |
Materia: | Lei 10.639/2003 Identidade Memória Racismo Arquitetura escolar Escola pública |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Unidade de producción: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | JESUS, Rui Rosa Dias de. Espaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolar. 2020. 138 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece en las colecciones: | Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RRDJesus.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.