Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18388
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Espaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolar |
Autor(es)/Inventor(es): | Jesus, Rui Rosa Dias de |
Orientador: | Ribeiro, Cláudio Rezende |
Coorientador: | Santana, Ethel Pinheiro |
Coorientador: | Araújo, Luís Gustavo Costa |
Resumo: | Referenciado na lei 10.639, implementada em 2003 - que insere o ensino de culturas e histórias afro-brasileiras, africanas, no currículo escolar, e visando a ampliação do debate para o campo da arquitetura escolar, o trabalho aborda as relações étnico-raciais para a concepção de um projeto de escola alternativo, buscando resgatar narrativas africanas e afro-brasileiras para a produção de identidades negras em espaço, e para a valorização das subjetividades individuais, e coletivas, dos estudantes negros presentes. Para isso, foram desenvolvidas análises críticas sobre os processos de materialização dos programas pedagógicos tradicionais em arquitetura, sendo reveladas a presença, e atuação, do racismo estrutural em todas as etapas conceptivas de projeto. Dessa forma, compreendendo a contação de histórias negro-africanas enquanto uma prática pedagógica potente – capaz de protagonizar a vida das crianças negras na educação infantil, é proposto como novo programa de arquitetura escolar: o “Espaço Griô”, um espaço dedicado à abordagem das relações étnico-raciais no cotidiano escolar através da contação de histórias – sendo desenvolvidas as diretrizes projetuais necessárias para a sua construção. Por fim, em caráter experimental, são propostos estudos espaciais para a aplicação desse novo programa, sendo demonstradas suas incompatibilidades tipológicas com o projeto padrão de Escola de Desenvolvimento Infantil da Escola do Amanhã, do Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Lei 10.639/2003 Identidade Memória Racismo Arquitetura escolar Escola pública |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Unidade produtora: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2020 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | JESUS, Rui Rosa Dias de. Espaço Griô: perspectivas de inserção das relações étnico-raciais na arquitetura escolar. 2020. 138 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RRDJesus.pdf | 4.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.