Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18422
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensino de língua espanhola para surdos brasileiros
Author(s)/Inventor(s): Silva, Caroline Rodrigues da
Advisor: Nunes, Valeria Fernandes
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco o ensino de língua espanhola para surdos brasileiros. A língua espanhola possui um grande número de falantes nativos e é importante para cidadãos em nosso país, seja devido às relações de turismo e comércio ou por questões educacionais. O Brasil faz fronteira com diversos países em que o espanhol é língua oficial e também faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosur). O espanhol também se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em alguns processos seletivos para pós-graduação. Assim, é necessário desenvolver estratégias para o ensino dessa língua estrangeira para surdos também. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos dois artigos com estratégias diferentes usadas em sala de aula para melhorar a relação dos alunos com a língua ensinada. Os resultados preliminares apontam para duas estratégias de ensino utilizadas para a interação, no ambiente de sala de aula, entre alunos ouvintes e alunos surdos a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para surdos.
Keywords: Língua espanhola
Ensino
Aprendizagem
Surdos
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRSilva.pdf159.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.