Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18422
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Ensino de língua espanhola para surdos brasileiros |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Caroline Rodrigues da |
| Advisor: | Nunes, Valeria Fernandes |
| Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco o ensino de língua espanhola para surdos brasileiros. A língua espanhola possui um grande número de falantes nativos e é importante para cidadãos em nosso país, seja devido às relações de turismo e comércio ou por questões educacionais. O Brasil faz fronteira com diversos países em que o espanhol é língua oficial e também faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosur). O espanhol também se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em alguns processos seletivos para pós-graduação. Assim, é necessário desenvolver estratégias para o ensino dessa língua estrangeira para surdos também. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos dois artigos com estratégias diferentes usadas em sala de aula para melhorar a relação dos alunos com a língua ensinada. Os resultados preliminares apontam para duas estratégias de ensino utilizadas para a interação, no ambiente de sala de aula, entre alunos ouvintes e alunos surdos a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para surdos. |
| Keywords: | Língua espanhola Ensino Aprendizagem Surdos |
| Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Production unit: | Faculdade de Letras |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| CRSilva.pdf | 159.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.