Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18422
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Ensino de língua espanhola para surdos brasileiros |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Caroline Rodrigues da |
Tutor: | Nunes, Valeria Fernandes |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como foco o ensino de língua espanhola para surdos brasileiros. A língua espanhola possui um grande número de falantes nativos e é importante para cidadãos em nosso país, seja devido às relações de turismo e comércio ou por questões educacionais. O Brasil faz fronteira com diversos países em que o espanhol é língua oficial e também faz parte do Mercado Comum do Sul (Mercosur). O espanhol também se faz presente no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e em alguns processos seletivos para pós-graduação. Assim, é necessário desenvolver estratégias para o ensino dessa língua estrangeira para surdos também. Pensando nisso, por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos dois artigos com estratégias diferentes usadas em sala de aula para melhorar a relação dos alunos com a língua ensinada. Os resultados preliminares apontam para duas estratégias de ensino utilizadas para a interação, no ambiente de sala de aula, entre alunos ouvintes e alunos surdos a fim de contribuir no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como Língua Estrangeira (ELE) para surdos. |
Materia: | Língua espanhola Ensino Aprendizagem Surdos |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Espanhol |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRSilva.pdf | 159.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.