Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18449
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Ensino de literatura marginal-periférica: abordagens para o ensino médio
Author(s)/Inventor(s): Santos, Bruno Silva dos
Advisor: Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Abstract: O presente trabalho busca abordar questões relacionadas ao ensino de literatura, especificamente, no ensino médio. Objetiva-se considerar a literatura marginal- periférica como uma perspectiva importante para o ensino de literatura, reconhecendo que a presença dessa literatura é importante para fomentar mudanças no ensino. Discute-se o predomínio do cânone e a necessidade de abordar outras perspectivas e vozes literárias, principalmente vozes que sempre foram silenciadas e que compõem a história da sociedade. A partir de estudos, documentos e leis, investigam-se as possibilidades de abordagens de leituras no trabalho com a literatura marginal- periférica no ensino, visando as transformações que são possíveis através dela. É importante reconhecer que ao produzir questionamentos e pensar propostas para o ensino de literatura não se tem a intenção de limitar e/ou padronizar o trabalho com o texto literário, o que pretende-se é um exercício de percepção e reflexão na leitura de um conto periférico, considerando determinadas formas, dentre muitas, de se abordar a literatura periférica em sala de aula.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Ensino médio
Literatura periférica
Literatura marginal
Literatura brasileira
Contos brasileiros
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSSantos.pdf305.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.