Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18455
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ensino de inglês instrumental para surdos: uma pesquisa bibliográfica |
Author(s)/Inventor(s): | Chazan, Guilherme Goldstein |
Advisor: | Souza, Adriana Baptista de |
Abstract: | Os dois temas centrais deste trabalho, a educação de surdos e o ensino de língua inglesa, são áreas independentes que têm recebido muitas contribuições de pesquisadores, porém poucos foram os diálogos entre ambas, visto que costumam abordar diferentes modalidades de língua: visual-espacial e oral-auditiva, respectivamente. Assim, após descrever as trajetórias conceituais e históricas percorridas pelos assuntos principais, essa monografia tem como objetivo a pesquisa bibliográfica sobre o ensino de inglês instrumental para surdos no Portal de Periódicos da CAPES no período de 2016 a 2021 a partir das palavras-chaves “inglês surdos”. Foram encontrados 6 artigos, 3 de cunho teórico e 3 práticos, de observação de sala de aula, que trouxeram sugestões importantes para o desenvolvimento do ensino desse público: elaboração de legislação especializada para a educação; ensino precoce de língua; uso de materiais didáticos visuais e escritos; foco no ensino de inglês na modalidade escrita; capacitação docente, principalmente para a utilização de materiais digitais. Espera-se que os resultados possam contribuir com o desenvolvimento da área de ensino de inglês para surdos. |
Keywords: | Língua inglesa Surdo Ensino Aprendizagem Estudo Pesquisa bibliográfica Metodologia Material didático |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GGChazan.pdf | 196.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.