Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18495
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Simulação e análise econômica de diferentes matérias-primas para produção de bioquerosene de aviação pelo processo HEFA no cenário brasileiro
Autor(es)/Inventor(es): Assis, Giovanna Niemeyer Carneiro Messina de
Andrade, Luiz Felipe da Costa
Orientador: Cavalcante, Raquel Massad
Coorientador: Young, André Ferreira
Resumo: As mudanças climáticas e as questões ambientais em geral têm impulsionado uma busca cada vez maior por alternativas aos combustíveis fósseis tradicionais. Nesse contexto, a indústria de aviação também tem estipulado metas para redução do uso de derivados de petróleo em sua matriz energética. Assim, o advento de biocombustíveis para esta finalidade surge como principal estratégia no sentido de tornar a aviação mais “verde”. Dentre os processos produtivos, o método HEFA apresenta-se como o mais difundido para produção do Bioquerosene de Aviação, podendo ser aplicado a partir de diferentes óleos vegetais. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é realizar a simulação e análise econômica do processo HEFA a partir de três diferentes óleos vegetais que apresentam interessante potencial de aplicação no Brasil: soja, dendê e pinhão-manso. Para isso, foi utilizado o software Aspen HYSYS® v8.8 para realização da simulação, enquanto os dimensionamentos e análise econômica foram baseados na literatura. Com base na simulação e na análise econômica, foi observado que nenhum dos três óleos apresentou potencial de lucratividade, sendo que o processo com óleo de pinhão-manso obteve os melhores resultados econômicos, dadas as premissas adotadas no trabalho. Por outro lado, o processo com óleo de dendê é o que mais favorece, em volume, a produção do bioquerosene de aviação frente ao diesel verde, devido à composição mais rica em ácidos graxos saturados. O processo com soja, por sua vez, embora utilize uma matéria-prima bastante abundante no país, foi o que apresentou menor potencial de lucratividade entre os três, devido ao baixo rendimento nos processos de hidrogenação.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Indústria de aviação
Bioquerosene de aviação
Óleos vegetais
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jun-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GNCMAssis.pdf874.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.