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http://hdl.handle.net/11422/18508
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Medronho, Ricardo de Andrade | - |
dc.contributor.author | Protector, Letícia | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T19:57:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.citation | PROTECTOR, Letícia. Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara. 2011. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18508 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poluição | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional | pt_BR |
dc.subject | CFD | pt_BR |
dc.subject | SImulação | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2883241764449950 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6853188642402478 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Alves, João Victor Barbosa | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1750032766285112 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Braga, Eduardo Rangel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7093113386752216 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Yokoyama, Lídia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2256328830667523 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4036968817705651 | pt_BR |
dc.description.resumo | A qualidade do ar é uma preocupação nas grandes cidades, especialmente devido aos veículos automotores. Estes contribuem significativamente para a poluição atmosférica por emitirem diversos poluentes como monóxido de carbono, material particulado, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. Em ambientes confinados, como túneis e garagens, deve haver controle dos poluentes por causa dos riscos à saúde humana. Ainda que vários poluentes sejam emitidos pelos veículos automotores, este estudo avaliou apenas a dispersão de monóxido de carbono no interior do Túnel Santa Bárbara, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Para as simulações numéricas, foi utilizada a Fluidodinâmica Computacional (CFD). A geometria e a malha foram feitas nos softwares Design Modeler e ICEM e as simulações foram realizadas no CFX, todos da Ansys. Foram comparadas as condições atuais do túnel, que funciona com galerias separadas, e uma situação do túnel sem a parede divisória. Para o primeiro caso, foi observado um aumento linear da concentração de CO ao longo do túnel e as menores concentrações foram obtidas para a maior velocidade de ar fornecida pelos ventiladores. O movimento dos carros gera um efeito pistão que contribui para a remoção dos poluentes, possibilitando que, ainda que os ventiladores estejam desligados, a concentração de CO não atinja níveis preocupantes. O túnel sem parede divisória com os ventiladores desligados gera um grande acúmulo de poluentes na região central do túnel, devido a uma recirculação de ar existente nesta região provocada pelo movimento dos carros trafegando em sentidos opostos. Com os ventiladores funcionando por todo o período avaliado (8 às 20 h) e soprando ar em uma mesma direção, o túnel poderia operar sem a parede divisória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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