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dc.contributor.advisorMedronho, Ricardo de Andrade-
dc.contributor.authorProtector, Letícia-
dc.date.accessioned2022-09-02T19:57:46Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:15Z-
dc.date.issued2011-02-
dc.identifier.citationPROTECTOR, Letícia. Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara. 2011. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18508-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectSImulaçãopt_BR
dc.titleSimulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbarapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2883241764449950pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6853188642402478pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Alves, João Victor Barbosa-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1750032766285112pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Eduardo Rangel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7093113386752216pt_BR
dc.contributor.referee2Yokoyama, Lídia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2256328830667523pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036968817705651pt_BR
dc.description.resumoA qualidade do ar é uma preocupação nas grandes cidades, especialmente devido aos veículos automotores. Estes contribuem significativamente para a poluição atmosférica por emitirem diversos poluentes como monóxido de carbono, material particulado, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. Em ambientes confinados, como túneis e garagens, deve haver controle dos poluentes por causa dos riscos à saúde humana. Ainda que vários poluentes sejam emitidos pelos veículos automotores, este estudo avaliou apenas a dispersão de monóxido de carbono no interior do Túnel Santa Bárbara, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Para as simulações numéricas, foi utilizada a Fluidodinâmica Computacional (CFD). A geometria e a malha foram feitas nos softwares Design Modeler e ICEM e as simulações foram realizadas no CFX, todos da Ansys. Foram comparadas as condições atuais do túnel, que funciona com galerias separadas, e uma situação do túnel sem a parede divisória. Para o primeiro caso, foi observado um aumento linear da concentração de CO ao longo do túnel e as menores concentrações foram obtidas para a maior velocidade de ar fornecida pelos ventiladores. O movimento dos carros gera um efeito pistão que contribui para a remoção dos poluentes, possibilitando que, ainda que os ventiladores estejam desligados, a concentração de CO não atinja níveis preocupantes. O túnel sem parede divisória com os ventiladores desligados gera um grande acúmulo de poluentes na região central do túnel, devido a uma recirculação de ar existente nesta região provocada pelo movimento dos carros trafegando em sentidos opostos. Com os ventiladores funcionando por todo o período avaliado (8 às 20 h) e soprando ar em uma mesma direção, o túnel poderia operar sem a parede divisória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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