Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18508
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara
Autor(es)/Inventor(es): Protector, Letícia
Orientador: Medronho, Ricardo de Andrade
Coorientador: Alves, João Victor Barbosa
Resumo: A qualidade do ar é uma preocupação nas grandes cidades, especialmente devido aos veículos automotores. Estes contribuem significativamente para a poluição atmosférica por emitirem diversos poluentes como monóxido de carbono, material particulado, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. Em ambientes confinados, como túneis e garagens, deve haver controle dos poluentes por causa dos riscos à saúde humana. Ainda que vários poluentes sejam emitidos pelos veículos automotores, este estudo avaliou apenas a dispersão de monóxido de carbono no interior do Túnel Santa Bárbara, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Para as simulações numéricas, foi utilizada a Fluidodinâmica Computacional (CFD). A geometria e a malha foram feitas nos softwares Design Modeler e ICEM e as simulações foram realizadas no CFX, todos da Ansys. Foram comparadas as condições atuais do túnel, que funciona com galerias separadas, e uma situação do túnel sem a parede divisória. Para o primeiro caso, foi observado um aumento linear da concentração de CO ao longo do túnel e as menores concentrações foram obtidas para a maior velocidade de ar fornecida pelos ventiladores. O movimento dos carros gera um efeito pistão que contribui para a remoção dos poluentes, possibilitando que, ainda que os ventiladores estejam desligados, a concentração de CO não atinja níveis preocupantes. O túnel sem parede divisória com os ventiladores desligados gera um grande acúmulo de poluentes na região central do túnel, devido a uma recirculação de ar existente nesta região provocada pelo movimento dos carros trafegando em sentidos opostos. Com os ventiladores funcionando por todo o período avaliado (8 às 20 h) e soprando ar em uma mesma direção, o túnel poderia operar sem a parede divisória.
Palavras-chave: Poluição
Fluidodinâmica computacional
CFD
SImulação
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PROTECTOR, Letícia. Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara. 2011. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LProtector.pdf5.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.