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http://hdl.handle.net/11422/18508
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara |
Autor(es)/Inventor(es): | Protector, Letícia |
Orientador: | Medronho, Ricardo de Andrade |
Coorientador: | Alves, João Victor Barbosa |
Resumo: | A qualidade do ar é uma preocupação nas grandes cidades, especialmente devido aos veículos automotores. Estes contribuem significativamente para a poluição atmosférica por emitirem diversos poluentes como monóxido de carbono, material particulado, óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. Em ambientes confinados, como túneis e garagens, deve haver controle dos poluentes por causa dos riscos à saúde humana. Ainda que vários poluentes sejam emitidos pelos veículos automotores, este estudo avaliou apenas a dispersão de monóxido de carbono no interior do Túnel Santa Bárbara, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Para as simulações numéricas, foi utilizada a Fluidodinâmica Computacional (CFD). A geometria e a malha foram feitas nos softwares Design Modeler e ICEM e as simulações foram realizadas no CFX, todos da Ansys. Foram comparadas as condições atuais do túnel, que funciona com galerias separadas, e uma situação do túnel sem a parede divisória. Para o primeiro caso, foi observado um aumento linear da concentração de CO ao longo do túnel e as menores concentrações foram obtidas para a maior velocidade de ar fornecida pelos ventiladores. O movimento dos carros gera um efeito pistão que contribui para a remoção dos poluentes, possibilitando que, ainda que os ventiladores estejam desligados, a concentração de CO não atinja níveis preocupantes. O túnel sem parede divisória com os ventiladores desligados gera um grande acúmulo de poluentes na região central do túnel, devido a uma recirculação de ar existente nesta região provocada pelo movimento dos carros trafegando em sentidos opostos. Com os ventiladores funcionando por todo o período avaliado (8 às 20 h) e soprando ar em uma mesma direção, o túnel poderia operar sem a parede divisória. |
Palavras-chave: | Poluição Fluidodinâmica computacional CFD SImulação |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Fev-2011 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | PROTECTOR, Letícia. Simulação numérica da distribuição de concentração de monóxido de carbono no túnel Santa Bárbara. 2011. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
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