Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18513
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise operacional das malhas de controle de uma unidade de destilação em batelada
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Diogo Leonardo Azevedo
Advisor: Folly, Rossana Odette Mattos
Co-advisor: Valdman, Andrea
Abstract: A área de controle e automação industrial se mantém em contínuo desenvolvimento visando ao aumento da eficiência, produtividade e segurança de processos. Nesse contexto, um dos grandes beneficiados por tecnologias desse tipo é o setor petroquímico, vital e estratégico para a economia de qualquer país. A caracterização do óleo cru para determinação do rendimento de suas frações é feita através da análise de sua curva PEV (Ponto de Ebulição Verdadeiro), que por sua vez é obtida seguindo procedimento relatado nas normas ASTM D 2892 e ASTM D 5236 utilizando como equipamento uma unidade de destilação em batelada. Para garantir a correta separação das frações, faz-se necessário estudar a melhor estratégia de controle para estabilizar as temperaturas dessa unidade nos valores dos cortes especificados. O projeto realizado buscou fazer uma avaliação prévia do controle de um processo dessa natureza utilizando água como fluido destilado e representando o comportamento do sistema e de suas variáveis. Para tanto, foram estabelecidas metodologias de atuação e determinados diversos parâmetros relacionados à dinâmica do processo. Também foram testadas diferentes variáveis controladas e malhas simples e cascata, cujos controladores foram sintonizados através do método empírico da Curva de Reação.
Keywords: Automação
Indústria
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, Diogo Leonardo Azevedo. Análise operacional das malhas de controle de uma unidade de destilação em batelada. 2011. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLAFerreira.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.