Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18599
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ortotanásia e o direito à vida digna: existe voz no final da vida?
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Camila Fonseca
Orientador: Lage, Juliana Gomes
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a prática da ortotanásia em casos de pacientes terminais, observando o respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana e da autonomia da vontade. Nessa perspectiva, para que o tema seja compreendido da melhor forma, frisa-se necessária a distinção entre eutanásia, distanásia, mistanásia e ortotanásia. Tem-se como ponto crucial a constitucionalidade da ortotanásia em conformidade com o Estado Democrático de Direito, refletindo sobre o direito à liberdade e o princípio bioético da autonomia da vontade, bem como a influência nos pacientes terminais, buscando caminhos para as perguntas ainda carentes de resposta. O estudo abordará questões acerca da existência de autonomia privada, do dever de esclarecimento e, principalmente, a forma como o paciente terminal receberá os cuidados que realmente são necessários para que tenha uma vida ou uma morte digna.
Palavras-chave: Eutanásia
Ortotanásia
Dignidade da Pessoa Humana
Terminalidade
Autonomia da Vontade
Paciente
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BASTOS, Camila Fonseca. Ortotanásia e o direito à vida digna: existe voz no final da vida? 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFBastos.pdf754.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.