Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18621
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação do crescimento de crianças escolares
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Letícia de Lima Sudré
Advisor: Silva, Thiago Privado da
Abstract: Objetivo: avaliar o crescimento de crianças do ensino fundamental matriculadas em uma escola pública no município de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 217 escolares com idades entre seis e 14 anos. A análise de dados foi feita pelo software RStudio e o Teste de Exato de Fisher foi utilizado, considerando índice de confiança de 95%. Resultado: No turno matutino, identificou-se que o segundo ano apresentou uma maior proporção de crianças com peso adequado para idade (90,48%). No turno vespertino, a maior proporção de crianças com IMC adequado para idade está no primeiro ano (83,33%). Na relação IMC e idade, identificou-se diferença estatística significativa entre os alunos do quinto ano manhã/tarde (P-valor de 0,0278). Conclusão: os resultados apontam a necessidade de uma orientação/educação alimentar para as crianças e famílias, a fim de obter um crescimento adequado para a idade.
Keywords: Saúde da criança
Serviços de saúde escolar
Antropometria
Child health
School health services
Anthropometry
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 26-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Letícia de Lima Sudré. Avaliação do crescimento de crianças escolares. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLSPEREIRA.pdf235.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.