Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18621
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Avaliação do crescimento de crianças escolares |
Author(s)/Inventor(s): | Pereira, Letícia de Lima Sudré |
Advisor: | Silva, Thiago Privado da |
Abstract: | Objetivo: avaliar o crescimento de crianças do ensino fundamental matriculadas em uma escola pública no município de Macaé, Rio de Janeiro. Método: estudo transversal de abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 217 escolares com idades entre seis e 14 anos. A análise de dados foi feita pelo software RStudio e o Teste de Exato de Fisher foi utilizado, considerando índice de confiança de 95%. Resultado: No turno matutino, identificou-se que o segundo ano apresentou uma maior proporção de crianças com peso adequado para idade (90,48%). No turno vespertino, a maior proporção de crianças com IMC adequado para idade está no primeiro ano (83,33%). Na relação IMC e idade, identificou-se diferença estatística significativa entre os alunos do quinto ano manhã/tarde (P-valor de 0,0278). Conclusão: os resultados apontam a necessidade de uma orientação/educação alimentar para as crianças e famílias, a fim de obter um crescimento adequado para a idade. |
Keywords: | Saúde da criança Serviços de saúde escolar Antropometria Child health School health services Anthropometry |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PEDIATRICA |
Production unit: | Instituto de Enfermagem |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 26-Jul-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PEREIRA, Letícia de Lima Sudré. Avaliação do crescimento de crianças escolares. 2022. 21 f. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022. |
Appears in Collections: | Enfermagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LLSPEREIRA.pdf | 235.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.