Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18651
Especie: Livro
Título : Espírito das coisas: etnografias da materialidade e da transformação
Otras contribuciones: Cunha, Olívia Maria Gomes da
Castro, Carlos Gomes de
Resumen: Os textos reunidos nesta coletânea são resultado de um convite à reflexão sobre dois conjuntos temáticos que fazem parte dos estudos antropológicos sobre o Caribe, mas que raramente aparecem associados. De um lado, seus autores debruçam-se sobre a produção de miríades de ‘artefatos’ – transmutados em coisas, conhecimentos, intervenções digitais, audiovisuais e artísticas, corpos, formas de materialização de agências espirituais e não humanas. De outro, reinscrevem fluxos de relações, redes, trânsitos e movimentos em que artefatos e pessoas se mostram enredados. Cada um deles à sua maneira (e parcialmente) performa a imagem de que as socialidades caribenhas, suas virtualidades e seus modos de existência traduzem a circulação incessante de coisas, conceitos e pessoas em tempos e espaços criados. Eles também assumem o ponto de vista de que tanto o empírico quanto o conceitual são fabricados, logo, o vivido e a replicação do real não são tidos como dimensões apartadas.
Resumen: Unavailable.
Materia: Etnografia
Caribe
Ethnography
Caribbean
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Unidade de producción: Editora UFRJ
Editor: Editora UFRJ
Fecha de publicación: ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
ISBN: 9786588388235
Citación : CUNHA, Olívia Maria Gomes da; CASTRO, Carlos Gomes de (org.). Espírito das coisas: etnografias da materialidade e da transformação. Rio de Janeiro, RJ: Ed. UFRJ, 2022. 526 p.
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ebook_espirito-das-coisas_2022.pdf9.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.