Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18708
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Depósitos antropogênicos relacionados ao ciclo do café no médio Vale do Rio Paraíba do Sul (RJ): caracterização preliminar
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Laís Rio
Orientador: Ramos, Renato Rodriguez Cabral
Resumo: As mudanças climáticas em curso trouxeram para foco a capacidade humana de promover transformações ambientais profundas, dentre elas, a mudança no uso da terra, que modifica as camadas superiores da litosfera e induz processos de formação de terrenos antropogênicos. Um dos precedentes possíveis para estes processos é a ocorrência de crises ambientais resultantes de períodos históricos longevos – como a colonização, no caso do Brasil. Diante disso, o objetivo deste estudo é discutir os potenciais impactos do Ciclo do Café no registro geológico e nas feições geomorfológicas no Médio Vale do Rio Paraíba do Sul, bem como analisar os depósitos antropogênicos possivelmente decorrentes desse período histórico, identificados em campo na região. Desta maneira, o estudo contribui para a participação das Ciências da Terra no debate sobre o Antropoceno e aborda o colonialismo como o fenômeno que inaugura as transformações ambientais antropogênicas na região. Após levantamento bibliográfico e trabalhos de campo, nos quais foram realizadas prospecções com uma cavadeira, com consequente descrição do material sedimentar, os depósitos foram classificados de acordo com sua gênese e tipo (classificação de depósitos antropogênicos) e interpretados com relação ao Ciclo do Café (depósitos concomitantes ou posteriores a este ciclo econômico). Além disso, também foram confeccionados perfis sedimentográficos. Os resultados indicam que os depósitos dos locais estudados foram gerados em um processo erosivo-deposicional intenso, proveniente de ação humana nos principais ciclos econômicos naquela região. Dentre as características geomorfológicas, estão os fundos de vale assoreados, as ravinas e deslizamentos nas vertentes e as rampas de alúvio-colúvio. Quanto às características sedimentológicas, destacam-se a textura arenosa predominantemente grossa e imatura (grãos angulosos, presença de lama), marcadores como fragmentos de carvão e restos de gramíneas e possível nível basal discordante, formado por seixos. As características encontradas a partir de tal análise preliminar reforçam a hipótese inicial do estudo ao confirmar que o Ciclo do Café gerou depósitos antropogênicos identificáveis e mapeáveis na região, que podem constituir uma aloformação.
Palavras-chave: Antropoceno
Ciclo do café
Depósitos antropogênicos
Médio Vale do Rio Paraíba do Sul.
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Geociências
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARDOSO, L.R.pdf4.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.