Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18762
Especie: | Dissertação |
Título : | Avaliação da competência informacional em ensino de matemática da Universidade Federal do Rio Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Sales, Glaucilene Mariano |
Tutor: | Perdigão, Elaine Rodrigues |
Resumen: | Este estudo teve por objetivo avaliar a competência informacional dos alunos de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objeto do estudo centrou-se nas práticas e no comportamento dos discentes com relação ao acesso, avaliação e uso da informação. A abordagem avaliativa adotada foi a centrada nos objetivos, a qual possibilitou dimensionar as categorias do Quadro de Critérios – Acesso à Informação, Avaliação da Informação e Uso da informação, assim como as subcategorias e respectivos indicadores, selecionados com base em entrevistas exploratórias. Os resultados apontaram para os níveis de competência informacional dos alunos. Nas categorias Acesso à Informação e Avaliação da Informação, os alunos atingiram o nível médio de competência informacional. Já na categoria Uso da Informação, os alunos demonstraram possuir nível alto de competência informacional. Recomendou-se que fossem realizadas estratégias para divulgação dos recursos informacionais disponíveis; reestruturação dos tópicos levantados nos treinamentos, a fim de abarcar os pontos fracos levantados no estudo; ampla divulgação das normas institucionais a respeito do uso de recurso disponíveis; trabalho coordenado entre professores e bibliotecários, atualização dos profissionais da biblioteca, com o propósito de aperfeiçoar de forma integral as habilidades e atitudes dos alunos com relação à competência informacional. |
Resumen: | This study aimed to evaluate the informational competence of stricto sensu graduate students in Mathematics Teaching at the Federal University of Rio de Janeiro. The object of the study focused on the practices and behavior of students with regard to access, evaluation and use of information. The evaluative approach adopted was centered on objectives, which made it possible to dimension the categories of the Criteria Framework - Access to Information, Evaluation of Information and Use of information, as well as the subcategories and respective indicators, selected based on exploratory interviews. The results pointed to the students' levels of information competence. In the categories Access to Information and Evaluation of Information, students reached the medium level of informational competence. In the Use of Information category, students demonstrated a high level of informational competence. It was recommended that strategies be used to disseminate the available information resources; restructuring of the topics raised in the training, in order to cover the weaknesses raised in the study; wide dissemination of institutional standard regarding the use of available resources; coordinated work between teachers and librarians, updating library professionals, in order to fully improve students' skills and attitudes towards information competence. |
Materia: | Competência informacional Avaliação Biblioteca universitária Information competence Evaluation University library |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Programa: | Curso de Mestrado Profissional em Avaliação |
Unidade de producción: | Programa de Pós-Graduação |
Editor: | Faculdade Cesgranrio |
Fecha de publicación: | 10-dic-2020 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Teses e Dissertações de outras Instituições |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO 2020.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.