Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18846
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Motta, Vânia Cardoso da | - |
dc.contributor.author | Machado, Ayrton Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T13:17:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18846 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Privatização | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Precarização do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Parcerias público-privadas | pt_BR |
dc.title | Notas sobre a precarização do trabalho docente no contexto do empresariamento da educação: o que apontam as pesquisas do campo crítico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9019395807508288 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6218232041711716 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, apoiado em pesquisas produzidas sobre diversos contextos educacionais no Brasil, se propõe a analisar a precarização do trabalho docente no país, sob a perspectiva do “empresariamento da educação de novo tipo”, apresentando as diferentes formas como tal prática se estabelece e relacionando esse processo à constante desvalorização do professor, somada aos inevitáveis prejuízos à educação e aos alunos. Nele, são abordados os impactos diretos da inserção da lógica empresarial na vida e no trabalho do professor, que tornam a prática docente um desafio cada vez maior no país, sobretudo em um cenário de cortes orçamentários e parcerias público-privadas com organizações empresariais, que promovem a subsunção da educação escolar ao processo de mercantilização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGMachado.pdf | 644.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.