Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18846
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Notas sobre a precarização do trabalho docente no contexto do empresariamento da educação: o que apontam as pesquisas do campo crítico |
Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Ayrton Gomes |
Orientador: | Motta, Vânia Cardoso da |
Resumo: | O presente trabalho, apoiado em pesquisas produzidas sobre diversos contextos educacionais no Brasil, se propõe a analisar a precarização do trabalho docente no país, sob a perspectiva do “empresariamento da educação de novo tipo”, apresentando as diferentes formas como tal prática se estabelece e relacionando esse processo à constante desvalorização do professor, somada aos inevitáveis prejuízos à educação e aos alunos. Nele, são abordados os impactos diretos da inserção da lógica empresarial na vida e no trabalho do professor, que tornam a prática docente um desafio cada vez maior no país, sobretudo em um cenário de cortes orçamentários e parcerias público-privadas com organizações empresariais, que promovem a subsunção da educação escolar ao processo de mercantilização. |
Palavras-chave: | Privatização Trabalho docente Precarização do trabalho Parcerias público-privadas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Literaturas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGMachado.pdf | 644.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.