Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18846
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Notas sobre a precarização do trabalho docente no contexto do empresariamento da educação: o que apontam as pesquisas do campo crítico |
Autor(es)/Inventor(es): | Machado, Ayrton Gomes |
Tutor: | Motta, Vânia Cardoso da |
Resumen: | O presente trabalho, apoiado em pesquisas produzidas sobre diversos contextos educacionais no Brasil, se propõe a analisar a precarização do trabalho docente no país, sob a perspectiva do “empresariamento da educação de novo tipo”, apresentando as diferentes formas como tal prática se estabelece e relacionando esse processo à constante desvalorização do professor, somada aos inevitáveis prejuízos à educação e aos alunos. Nele, são abordados os impactos diretos da inserção da lógica empresarial na vida e no trabalho do professor, que tornam a prática docente um desafio cada vez maior no país, sobretudo em um cenário de cortes orçamentários e parcerias público-privadas com organizações empresariais, que promovem a subsunção da educação escolar ao processo de mercantilização. |
Materia: | Privatização Trabalho docente Precarização do trabalho Parcerias público-privadas |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGMachado.pdf | 644.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.