Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18847
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A narrativa das crianças-soldado: uma análise jurídica e literária do caso Dominic Ongwen e das memórias de Ishmael Beah
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Gustavo Cardoso
Orientador: Fohrmann, Ana Paula Barbosa
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma análise entre Direito e Literatura a partir da obra de Ishmael Beah, Muito longe de casa: Memórias de um menino-soldado, e do recente julgado do TPI que envolve uma ex-criança-soldado, Dominic Ongwen, sentenciado no ano de 2021. Para tanto, irei percorrer um breve apanhando de delimitações conceituais do Law and Literature Movement, de modo a criar uma topografia necessária para apresentar as narrativas de Ishamel Beah. Meu objetivo é demonstrar o poder de humanização da literatura e como isso pode ser trabalhado a partir da obra em questão. Irei confrontar essa ideia com o caso de Dominic Ongwen, de modo a propor reflexões sobre este caso e sobre a possiblidade de ele ter sido decidido de um modo distinto. Usarei, como arcabouço teórico, as proposições do projeto narrativista e do projeto humanista elencados por Julie Peters. Apoiar-me-ei, para defender esta tese, na ideia de “poetas como juízes” proposta por Martha Nussbaum, assim, pretendo concluir que, de fato, existe uma perspectiva de humanização a juristas por meio da literatura e das narrativas que ela oferece.
Palavras-chave: Direito e Literatura
Direito Internacional
Ishamel Beah
Literatura de Testemunho
Dominic Ongwen
Law and Literature
International Law
Ishamel Beah
Testimonio Literature
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Gustavo Cardoso. A narrativa das crianças-soldado: uma análise jurídica e literária do caso Dominic Ongwen e das memórias de Ishmael Beah. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GCSilva.pdf365.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.