Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18852
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: 'Ela queria dar o furo': a violência digital contra mulheres jornalistas como estratégia de desinformação
Autor(es)/Inventor(es): Kebian, Giovana Braga
Orientador: Costa, Tatiane Cruz Leal
Coorientador: Ramos, Daniela Osvald
Resumo: Agressões digitais contra mulheres jornalistas tornaram-se cada vez mais frequentes e apontam perigos para o exercício da profissão e para a manutenção do regime democrático. O surgimento de um ambiente tão hostil às profissionais da imprensa acontece simultaneamente ao aumento da desinformação nas redes sociais digitais, fenômeno que afeta diretamente o jornalismo. O presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso sobre o episódio de violência digital ocorrido com a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, em 2020, identificando a relação entre os ataques contra mulheres jornalistas no Twitter e as narrativas de desinformação. Uma amostra de 273 tweets em resposta à conta oficial da jornalista, de uma coleta original de mais de 18 mil mensagens extraídas por meio da plataforma eTC Twitter Crawler, foram analisados. A partir desta base de dados, foram elaboradas categorias frequenciais e temáticas, que auxiliaram na discussão deste trabalho. Os resultados apontaram que os ataques direcionados à jornalista reproduzem narrativas falsas ao mesmo tempo em que se baseiam em atributos de gênero para desqualificar a profissional. As mensagens fazem uso de termos violentos, explícitos e repletos de misoginia, além de sugerir que a imprensa manipula informações. O funcionamento das redes sociais digitais também torna favorável a reprodução de episódios de assédio online, de maneira que é necessário elaborar mecanismos de prevenção e enfrentamento para romper com o ciclo de violência digital e garantir a segurança online de mulheres jornalistas.
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Jornalistas
Desinformação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 25-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: KEBIAN, Giovana Braga. 'Ela queria dar o furo': a violência digital contra mulheres jornalistas como estratégia de desinformação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GKebian.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.