Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18872
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os estilos de liderança e os impactos no comprometimento dos funcionários: um estudo baseado em um pequeno grupo de empresas do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Marina Rocco Dilor
Advisor: Vieira, Rafael Bezerra
Abstract: Esta pesquisa procurou analisar o estilo de liderança no qual se enquadra uma pequena empresa varejista com lojas espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro, sob a perspectiva de Bass e Avolio (1995) e o método de mensuração por eles criado, o MLQ (Multifactotial Leadership Questionnarie). Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa, contando com a aplicação de um primeiro questionário junto a gestora da empresa de modo online. Em seguida, baseado no estudo de Medeiros et.al (2005), foi realizado um segundo questionário com 64 colaboradores, visando analisar qual forma de comprometimento mais se enquadra no grupo. Os resultados mostraram, como esperado, que a liderança predominante da empresa é a transformacional e a dimensão de comprometimento que mais se enquadra com a equipe é a afiliativa, ou seja, os colaboradores possuem um sentimento de pertencimento para com a organização.
Keywords: Liderança
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, Marina Rocco Dilor. Os estilos de liderança e os impactos no comprometimento dos funcionários: um estudo baseado em um pequeno grupo de empresas do Rio de Janeiro. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRDGonçalves.pdf258.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.