Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18876
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social |
Author(s)/Inventor(s): | Bezerra, João Pedro Noronha |
Advisor: | Faria, Maria de Fátima Bruno de |
Abstract: | Este estudo buscou realizar uma análise do funcionamento da política de cotas nas principais Universidades públicas do país. Dessa maneira, procurou-se identificar quais os tipos de cotas oferecidos pelas Universidades, os estímulos à permanência dos discentes, seus objetivos, metas e alternativas. Além disso, também foi analisado quais universidades realizam um controle do impacto desta política no perfil dos estudantes, e do desempenho dos alunos cotistas durante a sua formação. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura sobre política de cotas, para que se tivesse um melhor entendimento sobre o tema, identificando assim seus objetivos, desafios, alternativas e o papel do Estado nesse contexto. Adicionalmente, é feita uma breve introdução sobre a legislação vigente (Lei de Cotas). Por meio de uma pesquisa documental, utilizando o método qualitativo, foram examinados os Planos de desenvolvimento institucional (PDIs) destas Universidades. Foram criadas categorias à priori sob à luz da literatura, que auxiliaram na análise do conteúdo dos PDIs, e a medida em que esses documentos foram sendo analisados surgiram novas categorias. Através dos resultados, é possível perceber o enorme avanço que essa política obteve nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de minorias marginalizadas no ensino superior público, ou seja, democratizando o acesso ao ensino superior, principalmente após a criação da Lei de cotas. Apesar disso, é possível observar que ainda existem muitos pontos que podem ser aprimorados, e que essa política é apenas um instrumento na luta pela superação das desigualdades, e não pode ser usada como uma solução isolada para este problema. |
Keywords: | Desigualdade Ensino superior Cotas Universidades e faculdades públicas |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BEZERRA, João Pedro Noronha. Ações afirmativas: política de cotas no ensino superior e seu papel na promoção da igualdade social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JPNBezerra.pdf | 295.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.