Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18879
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Maternidade no cárcere: uma análise acerca das situações consideradas excepcionalíssimas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro frente ao habeas corpus coletivo 143.641/SP
Author(s)/Inventor(s): Valle, Marcela Dias
Advisor: Gomes, Camilla de Magalhães
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar quais situações estão sendo tidas como excepcionalíssimas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro quando do julgamento dos pedidos de substituição da prisão preventiva de gestantes e mães de crianças de até 12 anos e de pessoas com deficiência. Diante de uma exceção não prevista por lei, mas tão somente pelo Habeas Corpus nº 143.641, esse estudo buscou testar a hipótese de que os magistrados estariam utilizando dessa brecha prevista pelo Supremo Tribunal Federal como meio de perpetuar a concessão do direito da prisão domiciliar como uma faculdade de julgamento dos mesmos, o que, por sua vez, contribuiria para uma hierarquia reprodutiva que deslegitima a maternidade de uma mãe encarcerada. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, inicialmente foi realizada uma exposição acerca do perfil da mulher em situação de cárcere e da infraestrutura dos estabelecimentos prisionais. Em seguida, foram especificados os fundamentos e repercussões do julgamento do Habeas Corpus pelo Supremo Tribunal Federal, para que, finalmente, pudesse ser realizada a análise de sua aplicabilidade no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Keywords: Encarceramento Feminino
Maternidade
Habeas Corpus 143.641
Prisão Domiciliar
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Female Incarceration
Maternity
Home Prison
Court of Justice of the State of Rio de Janeiro
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VALLE, Marcela Dias. Maternidade no cárcere: uma análise acerca das situações consideradas excepcionalíssimas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro frente ao habeas corpus coletivo 143.641/SP. 2022. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDValle.pdf670.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.