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dc.contributor.advisorSoares, Lia Abrantes Antunes-
dc.contributor.authorHenriques, Ana Carolina da Silva-
dc.date.accessioned2022-10-18T01:42:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18899-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleAs técnicas didáticas para desenvolvimento de L2 em um material para crianças surdas: como abordam as construções linguísticas do português?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2989983093843780pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4718479841524486pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas Júnior, Roberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290929150934751pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho concentra-se na análise do livro didático intitulado Português para crianças Surdas: leitura e escrita no cotidiano (2018), volumes I e II, das autoras Giselli Mara da Silva e Angélica Beatriz Castro Guimarães. A obra é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Letras e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Dada a carência de materiais didáticos para o público-alvo surdo no mercado editorial brasileiro, o livro em questão preenche uma lacuna importante no que se refere à situação linguística desse público, a qual vem sendo debatida em documentos oficiais recentes (BRASIL, 2021). O intuito deste trabalho é observar as técnicas didáticas selecionadas pelas autoras do livro para servirem ao ensino do português brasileiro (PB) às crianças surdas do ensino básico. Nossa hipótese é que o material contemple técnicas didáticas diversificadas e frequentemente usadas em livros didáticos de segunda língua, relativas ao desenvolvimento da compreensão e da produção escritas em PB, as quais podem nos fornecer evidências para o modo como o material atende (ou não) às demandas essenciais de estrutura linguística para o ensino de surdos. Para verificar essa hipótese, revisamos estudos apoiados na abordagem construcional da Gramática de Construções Baseada no Uso e aplicados ao ensino de L2 (FREITAS JR.; SOARES; NASCIMENTO, 2020; 2021). Sem pretensão de avaliá-lo profícuo ou dispensável, mas com foco no auxílio que o material pode prestar quanto à aquisição do português escrito como L2 para surdos, esta pesquisa propõe uma reflexão qualitativa acerca do modo como as construções linguísticas (pareamentos de forma e sentido) são ou não acionadas pelas técnicas didáticas que configuram os exercícios apresentados no livro didático. Os resultados demonstram que o material analisado apresenta a recorrência de sete (7) técnicas didáticas, distribuídas em três unidades de ensino, as quais parecem se preocupar mais com o desenvolvimento da capacidade leitora e do investimento em conhecimento de mundo, em detrimento da habilidade de expressão escrita e de apreensão gramatical (construcional) do PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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