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http://hdl.handle.net/11422/18899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Soares, Lia Abrantes Antunes | - |
dc.contributor.author | Henriques, Ana Carolina da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T01:42:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18899 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.title | As técnicas didáticas para desenvolvimento de L2 em um material para crianças surdas: como abordam as construções linguísticas do português? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2989983093843780 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4718479841524486 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Freitas Júnior, Roberto de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8290929150934751 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho concentra-se na análise do livro didático intitulado Português para crianças Surdas: leitura e escrita no cotidiano (2018), volumes I e II, das autoras Giselli Mara da Silva e Angélica Beatriz Castro Guimarães. A obra é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Letras e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Dada a carência de materiais didáticos para o público-alvo surdo no mercado editorial brasileiro, o livro em questão preenche uma lacuna importante no que se refere à situação linguística desse público, a qual vem sendo debatida em documentos oficiais recentes (BRASIL, 2021). O intuito deste trabalho é observar as técnicas didáticas selecionadas pelas autoras do livro para servirem ao ensino do português brasileiro (PB) às crianças surdas do ensino básico. Nossa hipótese é que o material contemple técnicas didáticas diversificadas e frequentemente usadas em livros didáticos de segunda língua, relativas ao desenvolvimento da compreensão e da produção escritas em PB, as quais podem nos fornecer evidências para o modo como o material atende (ou não) às demandas essenciais de estrutura linguística para o ensino de surdos. Para verificar essa hipótese, revisamos estudos apoiados na abordagem construcional da Gramática de Construções Baseada no Uso e aplicados ao ensino de L2 (FREITAS JR.; SOARES; NASCIMENTO, 2020; 2021). Sem pretensão de avaliá-lo profícuo ou dispensável, mas com foco no auxílio que o material pode prestar quanto à aquisição do português escrito como L2 para surdos, esta pesquisa propõe uma reflexão qualitativa acerca do modo como as construções linguísticas (pareamentos de forma e sentido) são ou não acionadas pelas técnicas didáticas que configuram os exercícios apresentados no livro didático. Os resultados demonstram que o material analisado apresenta a recorrência de sete (7) técnicas didáticas, distribuídas em três unidades de ensino, as quais parecem se preocupar mais com o desenvolvimento da capacidade leitora e do investimento em conhecimento de mundo, em detrimento da habilidade de expressão escrita e de apreensão gramatical (construcional) do PB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Latim |
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