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http://hdl.handle.net/11422/18899
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | As técnicas didáticas para desenvolvimento de L2 em um material para crianças surdas: como abordam as construções linguísticas do português? |
Autor(es)/Inventor(es): | Henriques, Ana Carolina da Silva |
Orientador: | Soares, Lia Abrantes Antunes |
Resumo: | Este trabalho concentra-se na análise do livro didático intitulado Português para crianças Surdas: leitura e escrita no cotidiano (2018), volumes I e II, das autoras Giselli Mara da Silva e Angélica Beatriz Castro Guimarães. A obra é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Letras e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Dada a carência de materiais didáticos para o público-alvo surdo no mercado editorial brasileiro, o livro em questão preenche uma lacuna importante no que se refere à situação linguística desse público, a qual vem sendo debatida em documentos oficiais recentes (BRASIL, 2021). O intuito deste trabalho é observar as técnicas didáticas selecionadas pelas autoras do livro para servirem ao ensino do português brasileiro (PB) às crianças surdas do ensino básico. Nossa hipótese é que o material contemple técnicas didáticas diversificadas e frequentemente usadas em livros didáticos de segunda língua, relativas ao desenvolvimento da compreensão e da produção escritas em PB, as quais podem nos fornecer evidências para o modo como o material atende (ou não) às demandas essenciais de estrutura linguística para o ensino de surdos. Para verificar essa hipótese, revisamos estudos apoiados na abordagem construcional da Gramática de Construções Baseada no Uso e aplicados ao ensino de L2 (FREITAS JR.; SOARES; NASCIMENTO, 2020; 2021). Sem pretensão de avaliá-lo profícuo ou dispensável, mas com foco no auxílio que o material pode prestar quanto à aquisição do português escrito como L2 para surdos, esta pesquisa propõe uma reflexão qualitativa acerca do modo como as construções linguísticas (pareamentos de forma e sentido) são ou não acionadas pelas técnicas didáticas que configuram os exercícios apresentados no livro didático. Os resultados demonstram que o material analisado apresenta a recorrência de sete (7) técnicas didáticas, distribuídas em três unidades de ensino, as quais parecem se preocupar mais com o desenvolvimento da capacidade leitora e do investimento em conhecimento de mundo, em detrimento da habilidade de expressão escrita e de apreensão gramatical (construcional) do PB. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Didática Gramática Surdos |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Latim |
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