Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18899
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As técnicas didáticas para desenvolvimento de L2 em um material para crianças surdas: como abordam as construções linguísticas do português?
Autor(es)/Inventor(es): Henriques, Ana Carolina da Silva
Tutor: Soares, Lia Abrantes Antunes
Resumen: Este trabalho concentra-se na análise do livro didático intitulado Português para crianças Surdas: leitura e escrita no cotidiano (2018), volumes I e II, das autoras Giselli Mara da Silva e Angélica Beatriz Castro Guimarães. A obra é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Letras e a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Dada a carência de materiais didáticos para o público-alvo surdo no mercado editorial brasileiro, o livro em questão preenche uma lacuna importante no que se refere à situação linguística desse público, a qual vem sendo debatida em documentos oficiais recentes (BRASIL, 2021). O intuito deste trabalho é observar as técnicas didáticas selecionadas pelas autoras do livro para servirem ao ensino do português brasileiro (PB) às crianças surdas do ensino básico. Nossa hipótese é que o material contemple técnicas didáticas diversificadas e frequentemente usadas em livros didáticos de segunda língua, relativas ao desenvolvimento da compreensão e da produção escritas em PB, as quais podem nos fornecer evidências para o modo como o material atende (ou não) às demandas essenciais de estrutura linguística para o ensino de surdos. Para verificar essa hipótese, revisamos estudos apoiados na abordagem construcional da Gramática de Construções Baseada no Uso e aplicados ao ensino de L2 (FREITAS JR.; SOARES; NASCIMENTO, 2020; 2021). Sem pretensão de avaliá-lo profícuo ou dispensável, mas com foco no auxílio que o material pode prestar quanto à aquisição do português escrito como L2 para surdos, esta pesquisa propõe uma reflexão qualitativa acerca do modo como as construções linguísticas (pareamentos de forma e sentido) são ou não acionadas pelas técnicas didáticas que configuram os exercícios apresentados no livro didático. Os resultados demonstram que o material analisado apresenta a recorrência de sete (7) técnicas didáticas, distribuídas em três unidades de ensino, as quais parecem se preocupar mais com o desenvolvimento da capacidade leitora e do investimento em conhecimento de mundo, em detrimento da habilidade de expressão escrita e de apreensão gramatical (construcional) do PB.
Materia: Língua portuguesa
Didática
Gramática
Surdos
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Latim

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ACSHenriques.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.