Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18903
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Márcia Maria Fusaro | - |
dc.contributor.author | Borges, Renato Cruz Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T15:51:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:29Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18903 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Pós-verdade | pt_BR |
dc.subject | Fake news | en |
dc.title | A educação matemática frente à pós-verdade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giraldo, Victor Augusto | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Nei Carlos dos Santos | - |
dc.description.resumo | Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf | 454.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.