Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18903
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | A educação matemática frente à pós-verdade |
| Autor(es)/Inventor(es): | Borges, Renato Cruz Vieira |
| Orientador: | Pinto, Márcia Maria Fusaro |
| Resumo: | Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística. |
| Palavras-chave: | Educação matemática Pós-verdade Fake news |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Matemática |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 28-Jul-2022 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf | 454.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.