Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/18903
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A educação matemática frente à pós-verdade |
Autor(es)/Inventor(es): | Borges, Renato Cruz Vieira |
Orientador: | Pinto, Márcia Maria Fusaro |
Resumo: | Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística. |
Palavras-chave: | Educação matemática Pós-verdade Fake news |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Unidade produtora: | Instituto de Matemática |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 28-Jul-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf | 454.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.