Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18903
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A educação matemática frente à pós-verdade
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Renato Cruz Vieira
Orientador: Pinto, Márcia Maria Fusaro
Resumo: Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística.
Palavras-chave: Educação matemática
Pós-verdade
Fake news
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Unidade produtora: Instituto de Matemática
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jul-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf454.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.