Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18903
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A educação matemática frente à pós-verdade
Autor(es)/Inventor(es): Borges, Renato Cruz Vieira
Tutor: Pinto, Márcia Maria Fusaro
Resumen: Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística.
Materia: Educação matemática
Pós-verdade
Fake news
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Unidade de producción: Instituto de Matemática
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-jul-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf454.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.