Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/18903
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A educação matemática frente à pós-verdade |
Autor(es)/Inventor(es): | Borges, Renato Cruz Vieira |
Tutor: | Pinto, Márcia Maria Fusaro |
Resumen: | Este trabalho é aberto com: dados e reflexões sobre a proliferação das fake news, observando a sua relação com a tecnologia dos dias atuais; análise de falácias argumentativas e técnicas de manipulação da Verdade; e a inserção disso tudo no que se chama de “Pós-Verdade”, apontando o seu papel na Política e na Ciência. Na sequência, busco expor a relevância do ensino de Matemática frente a essa problemática, tanto no que denomino “contribuições indiretas” quanto nas “contribuições diretas” – o primeiro bloco trata, sobretudo, das capacidades cognitivas cuja prática é estimulada pela Matemática; e o segundo aborda contextos em que a Matemática serve de instrumento contra ou a favor de mentiras e manipulações, em especial no campo da Estatística. |
Materia: | Educação matemática Pós-verdade Fake news |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Unidade de producción: | Instituto de Matemática |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 28-jul-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Renato Borges (revisado, 22_09_2022)-min.pdf | 454.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.