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dc.contributor.advisorValdman, Belkis-
dc.contributor.authorRocha, Júlio Quintella da-
dc.date.accessioned2022-10-19T23:02:23Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.citationROCHA, Júlio Quintella da. Desenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveis. 2010. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18918-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectCaldeiraspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8643173237775487pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Alves, Flávia Chaves-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.referee1Valdman, Andrea-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710718075130880pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Estevão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651256832424158pt_BR
dc.contributor.referee3Folly, Rossana Odette Mattos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4307857099553577pt_BR
dc.description.resumoNo âmbito industrial os combustíveis fósseis são utilizados principalmente para a combustão com geração de energia térmica. Os principais combustíveis utilizados são o carvão, o óleo diesel e ultimamente com o intuito de diminuir a emissão de poluentes se passou a utilizar o gás natural que também é um combustível fóssil. O biodiesel entraria como substituto do óleo diesel. O presente estudo tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de uma caldeira baseada na tecnologia FieldBus e a análise técnica e econômica da substituição do óleo diesel pelo biodiesel em uma caldeira. Durante o estudo os dados coletados foram transmitidos até a sala de controle que estava localizada a aproximadamente 50 metros do local onde se encontravam os instrumentos. Foi realizado 14 testes incluindo testes com o diesel puro, misturas diesel/biodiesel e biodiesel puro onde foi analisada as concentrações dos gases provenientes da combustão, consumo de combustível, eficiência da caldeira entre outras. De posse destes dados foi realizada uma análise técnica do funcionamento da caldeira, uma analise econômica e das melhorias ambientais que a substituição do diesel pelo biodiesel traria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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