Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18918
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Desenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveis
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Júlio Quintella da
Orientador: Valdman, Belkis
Coorientador: Alves, Flávia Chaves
Resumo: No âmbito industrial os combustíveis fósseis são utilizados principalmente para a combustão com geração de energia térmica. Os principais combustíveis utilizados são o carvão, o óleo diesel e ultimamente com o intuito de diminuir a emissão de poluentes se passou a utilizar o gás natural que também é um combustível fóssil. O biodiesel entraria como substituto do óleo diesel. O presente estudo tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de uma caldeira baseada na tecnologia FieldBus e a análise técnica e econômica da substituição do óleo diesel pelo biodiesel em uma caldeira. Durante o estudo os dados coletados foram transmitidos até a sala de controle que estava localizada a aproximadamente 50 metros do local onde se encontravam os instrumentos. Foi realizado 14 testes incluindo testes com o diesel puro, misturas diesel/biodiesel e biodiesel puro onde foi analisada as concentrações dos gases provenientes da combustão, consumo de combustível, eficiência da caldeira entre outras. De posse destes dados foi realizada uma análise técnica do funcionamento da caldeira, uma analise econômica e das melhorias ambientais que a substituição do diesel pelo biodiesel traria.
Palavras-chave: Biodiesel
Caldeiras
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Júlio Quintella da. Desenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveis. 2010. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
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