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http://hdl.handle.net/11422/18918
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Desenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveis |
Autor(es)/Inventor(es): | Rocha, Júlio Quintella da |
Orientador: | Valdman, Belkis |
Coorientador: | Alves, Flávia Chaves |
Resumo: | No âmbito industrial os combustíveis fósseis são utilizados principalmente para a combustão com geração de energia térmica. Os principais combustíveis utilizados são o carvão, o óleo diesel e ultimamente com o intuito de diminuir a emissão de poluentes se passou a utilizar o gás natural que também é um combustível fóssil. O biodiesel entraria como substituto do óleo diesel. O presente estudo tem como finalidade o desenvolvimento de um sistema de supervisão de uma caldeira baseada na tecnologia FieldBus e a análise técnica e econômica da substituição do óleo diesel pelo biodiesel em uma caldeira. Durante o estudo os dados coletados foram transmitidos até a sala de controle que estava localizada a aproximadamente 50 metros do local onde se encontravam os instrumentos. Foi realizado 14 testes incluindo testes com o diesel puro, misturas diesel/biodiesel e biodiesel puro onde foi analisada as concentrações dos gases provenientes da combustão, consumo de combustível, eficiência da caldeira entre outras. De posse destes dados foi realizada uma análise técnica do funcionamento da caldeira, uma analise econômica e das melhorias ambientais que a substituição do diesel pelo biodiesel traria. |
Palavras-chave: | Biodiesel Caldeiras |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::OPERACOES INDUSTRIAIS E EQUIPAMENTOS PARA ENGENHARIA QUIMICA |
Unidade produtora: | Escola de Química |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Dez-2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ROCHA, Júlio Quintella da. Desenvolvimento de um sistema de automação e estudo econômico de uma caldeira a misturas de biocombustíveis. 2010. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. |
Aparece nas coleções: | Engenharia Química |
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