Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18951
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carelli, Rodrigo de Lacerda | - |
dc.contributor.author | Muniz, Natália Soprani Valente | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T13:26:30Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MUNIZ, Natália Soprani Valente. O estágio na experiência do estudante: um estudo empírico em meio à pandemia da COVID-19. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18951 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Precarizado | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Emprego Disfarçado | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Intership | pt_BR |
dc.subject | Precarious Labour | pt_BR |
dc.subject | Disguised Employment | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.title | O estágio na experiência do estudante: um estudo empírico em meio à pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6162675542648709 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3226225311711828 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mattos, Viviann Brito | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3566614323122381 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eneida Maria dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3330487236471924 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetiva analisar as características da relação de estágio, tanto teoricamente quanto no âmbito prático. Atualmente, a Lei do Estágio o conceitua como “ato educativo escolar supervisionado”, cujo principal objetivo é a complementação do ensino a partir da experiência prática no trabalho. Dessa forma, busca-se compreender se o estágio de fato cumpre sua função social estabelecida por lei. Duas foram as metodologias utilizadas: exploração documental, a partir da análise de leis, projetos de lei, portarias governamentais, documentos, artigos acadêmicos e doutrinas, entre outros, e a pesquisa empírica, a partir da divulgação, pelos meios digitais, de formulário online pré-determinado direcionado aos estudantes de Direito do Rio de Janeiro, com perguntas relativas às suas concepções acerca das suas próprias experiências de estágio. A análise dos dados obtidos, em conjunto com o estudo do material teórico, possibilitou a observação de um cenário de ineficiência e precariedade da lei, gerando, como consequência, a violação dos direitos dos estagiários, tanto trabalhistas quanto constitucionalmente tutelados. Conclui-se que a função precípua da Lei do Estágio, em geral, não é observada na prática dos estudantes, aproximando esta relação de trabalho de uma relação de emprego disfarçado, com a exclusão dos estudantes da proteção do Direito do Trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NSVMuniz.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.