Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18958
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dessulfatação da água do mar para injeção em poços de petróleo em plataformas offshore
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Eduardo Angelo de
Bittencourt, Raquel Costa
Peixoto, Roberta dos Santos
Orientador: Carvalho, Ladimir José de
Coorientador: Alves, Flávia Chaves
Resumo: A dessulfatação da água do mar para injeção em poços de petróleo se faz necessária, pois reduz os riscos de formação de incrustação nas tubulações que causam danos que podem gerar prejuízos e até mesmo uma parada na produção. Essas incrustações são formadas a partir da mistura da água do mar com a água conata que formam precipitados, principalmente de sulfato de bário e estrôncio. Por isso, a unidade de remoção de sulfatos é instalada na plataforma com o objetivo de tratar a água do mar antes da injeção, onde a tecnologia das membranas de nanofiltração tem sido implementada com sucesso em diversos campos offshore. Foi feito, então, um estudo técnico e econômico sobre a Unidade de Remoção de Sulfato, com o objetivo de um melhor entendimento a respeito de todas as etapas envolvidas no processo, sendo enfatizada a etapa da dessulfatação e os possíveis arranjos levando em consideração a posição da desaeradora em relação à dessulfatadora. Quanto aos aspectos econômicos, foram feitas estimativas de custos de investimento e operacional, além de uma abordagem sobre possíveis impactos econômicos quando se utilizam diferentes arranjos da desaeradora.
Palavras-chave: Dessulfatação
Água do mar
Poços
Petróleo
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ECONOMIA DE TECNOLOGIA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Eduardo Angelo de; BITTENCOURT, Raquel Costa; PEIXOTO, Roberta dos Santos. Dessulfatação da água do mar para injeção em poços de petróleo em plataformas offshore. 2010. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EASouza.pdf837.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.