Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18969
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Edifício Lótus: arquitetura sustentável sensível à água
Autor(es)/Inventor(es): Argôlo, Ana Luzia Leandro
Orientador: Rola, Sylvia Meimaridou
Coorientador: Veról, Aline Pires
Resumo: O desenvolvimento de grandes cidades por meio do crescimento populacional e da ocupação do território sem planejamento prévio é uma das causas da alteração do ciclo hidrológico da água e do esgotamento de recursos naturais. Existindo diferentes abordagens que buscam mitigar estes problemas, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de edificação multifamiliar no Município de Mesquita, no Rio de Janeiro, que alie a utilização de técnicas sustentáveis em drenagem urbana e estratégias de uso e conservação de água, conciliando tecnologia e sustentabilidade. A metodologia deste trabalho parte da revisão bibliográfica de produções pertinentes ao tema do projeto. Em seguida, foi selecionada a área de trabalho, em Mesquita - RJ. Partiu-se, então, para o estudo do território, no que diz respeito ao histórico do lugar e da bacia hidrográfica, às legislações vigentes, aos dados estatísticos de saneamento e populacional e aos fatores climáticos. A partir de pesquisas desenvolvidas nos últimos anos, foi possível escolher um terreno, aliando as informações existentes e o objetivo do trabalho. Foi realizado um estudo do entorno envolvendo a trajetória solar; a análise dos ventos; a ocupação dos lotes; as vias; os serviços e comércios disponíveis na região; as áreas verdes existentes; as lâminas máximas obtidas na área por célula calculada; a localização de terrenos próximos desocupados ou subutilizados, considerando potenciais áreas de implantação de edificações sustentáveis; o padrão de ocupação urbana; e as tipologias arquitetônicas de maior recorrência. Então, foi definido o programa de necessidades, as diretrizes projetuais e as estratégias de projeto, como as medidas sustentáveis a serem implantadas, tanto na edificação como na escala do lote. Por fim, foram desenvolvidos o projeto arquitetônico e o projeto paisagístico em paralelo à definição de materiais e dos aparelhos economizadores a serem utilizados, visando um menor consumo de água e energia. Assim, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de edificação multifamiliar que considere a discussão acerca das edificações sustentáveis, que sirva como exemplo para futuras construções e desmistifique a utilização das técnicas a serem aplicadas a nível do edificado e a nível de lote.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Edifícios residências
Drenagem urbana
Biofilia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Nov-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ARGÔLO, Ana Luiza Leandro. Edifício Lótus: arquitetura sustentável sensível à água. 2021. 221 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLArgolo.pdf29.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.