Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18980
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Flávia Trocoli Xavier da | - |
dc.contributor.author | Bonafini, Fábio Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T16:20:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:31Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18980 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música popular | pt_BR |
dc.subject | Filosofia alemã | pt_BR |
dc.subject | Dialética | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.title | A crítica de Adorno à música popular: contexto, limites e horizontes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2079413708181379 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6911056568343508 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lemus, Víctor Manuel Ramos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7338690980966275 | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos tópicos mais recorrentes nos estudos de música popular é a confrontação com a impiedosa crítica da cultura musical de massas encontrada na obra de Theodor W. Adorno; confrontação que, de modo geral, pretende rejeitá-la em favor de uma revaloração da música popular. Apesar de apontamentos críticos acertados, as diferentes perspectivas que esse campo de estudos tem lançado sobre tal crítica costumam sofrer de uma distorção causada pela descontextualização dos textos de Adorno em relação ao conjunto de sua obra. O presente trabalho tem por objetivo expor o argumento adorniano sobre a música popular devolvendo-o a tal contexto, com o que visa avaliar a extensão da validade de tais críticas. Com isso, tenciona também apontar a produtividade para a reflexão sobre a música popular de uma recuperação de elementos da filosofia da música de Adorno que não se evidenciam nos seus escritos que tratam diretamente do tema em questão, abrindo a possibilidade de uma reconsideração da posição de setores da música popular na dialética histórica da música na modernidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Espanhol |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FPBonafini.pdf | 242.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.