Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18980
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A crítica de Adorno à música popular: contexto, limites e horizontes
Autor(es)/Inventor(es): Bonafini, Fábio Pereira
Orientador: Silva, Flávia Trocoli Xavier da
Resumo: Um dos tópicos mais recorrentes nos estudos de música popular é a confrontação com a impiedosa crítica da cultura musical de massas encontrada na obra de Theodor W. Adorno; confrontação que, de modo geral, pretende rejeitá-la em favor de uma revaloração da música popular. Apesar de apontamentos críticos acertados, as diferentes perspectivas que esse campo de estudos tem lançado sobre tal crítica costumam sofrer de uma distorção causada pela descontextualização dos textos de Adorno em relação ao conjunto de sua obra. O presente trabalho tem por objetivo expor o argumento adorniano sobre a música popular devolvendo-o a tal contexto, com o que visa avaliar a extensão da validade de tais críticas. Com isso, tenciona também apontar a produtividade para a reflexão sobre a música popular de uma recuperação de elementos da filosofia da música de Adorno que não se evidenciam nos seus escritos que tratam diretamente do tema em questão, abrindo a possibilidade de uma reconsideração da posição de setores da música popular na dialética histórica da música na modernidade.
Palavras-chave: Música popular
Filosofia alemã
Dialética
Crítica
Interpretação
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Espanhol

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